Em sua primeira temporada sem Juninho Pernambucano, o Lyon já demonstrou um vacilo. Neste sábado, a equipe que perdeu a hegemonia no Campeonato Francês iniciou sua caminhada na Copa da Paz, torneio no qual foi campeão na última edição, em 2007. E deixou o Estádio Colombino, na Espanha, com um empate por 1 a 1, sofrendo gol no fim.

Os franceses, que ainda conta com os brasileiros Cris e Éderson e acabaram de contratar Michel Bastos, não conseguiram ultrapassar a defesa dos atuais campeões turcos. O Besiktas, por sua vez, também não conseguia assustar seus adversários, o que fez o confronto terminar sem gols no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Lyon finalmente conseguiu balançar as redes com o meio-campista Kallstrom, aos 24 minutos. Mesmo sem convencer, os terceiros colocados da última Ligué caminhavam para a vitória até que Marcio Nobre, brasileiro naturalizado turco, igualou o placar aos 41 minutos.

Com este resultado, os dois clubes iniciam a caminhada no grupo D com um ponto. Os campeões franceses entre 2002 e 2008 voltam a campo na segunda-feira, para encarar o Porto, dono do título português desde 2006. Os lusitanos encaram o Besiktas na quarta-feira.

A Copa da Paz, sediada na região da Andaluzia, na Espanha, convida equipes de todos os continentes para promover a paz mundial. Neste ano, 12 clubes foram chamados e divididos em quatro grupos com três componentes.

Além de Lyon, Besiktas e Porto no grupo D, também participam do torneio Sevilla, Juventus e Seongnam (no grupo A); LDU, Al-Ittihad e Real Madrid (grupo B); Málaga, Aston Villa e Atlante (grupo C).

Os líderes de cada chave se enfrentam nas semifinais. Na decisão, o campeão fica com 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões), enquanto o perdedor da final fica com 500 mil euros (R$ 1,3 milhão).

O Lyon chegou à final de todas as edições da Copa da Paz – antes sediada na Coreia do Sul -, vencendo apenas em 2007, quando bateu o Bolton, da Inglaterra, por 1 a 0. Em 2003, os franceses foram batidos por 1 a 0 pelo PSV, da Holanda. Em 2005, o Tottenham aplicou 3 a 1 na equipe que já tinha Juninho Pernambucano como craque.

Yahoo Brasil